quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade - 2.8 - Wikipédia

      Letramento
      
        O letramento surgiu em 1980 no discurso de especialistas das Ciências Linguísticas e da Educação, como uma tradução da palavra da língua inglesa literacy. Sua tradução se faz na busca de ampliar conceitos de alfabetização, chamando a atenção não apenas para o domínio da tecnologia de ler e escrever, ou seja, codificar e decodificar, mas também para os usos dessas habilidades em práticas sociais em que ler e escrever são necessários.
       Letramento é a ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o estudo ou condição que adquire um grupo social como conseqüência de ter-se apropriado da língua e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas, é freqüente levar em consideração níveis de letramento. Tendo em vista as diferentes funções e as formas pelas as quais as pessoas têm acesso à língua escrita com ampla autonomia, com ajuda do professor ou mesmo por meio de alguém que escreve a literatura a respeito assume ainda a existência de tipos de letramento.
       A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. No entanto, a condição básica para o uso escrito da língua, que é a apropriação do sistema alfabético, envolve, da parte dos alunos, aprendizados muito específicos, independentes do contexto do uso, relativos aos componentes do sistema fonológicos da língua e às suas inter-relações. Explicando e exemplificando: as relações entre vogais e consoantes, na fala e na escrita, permanecem as mesmas, independentemente do gênero textual em que aparecem, e pode se desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.

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